Bioimpedância:
Avaliação da composição corporal - muito além do IMC
Na hora de emagrecer e conseguir definição muscular, não adianta focar apenas na perda de peso.
Perder peso não se trata só de quantidade, mas também de qualidade, característica que pode ser avaliada a partir do exame de bioimpedância.
A composição corporal envolve a quantificação dos componentes corporais (músculos, ossos, gordura, água, órgãos e sistemas) e suas relações associadas a fatores como nutrição, exercício físico, crescimento, desenvolvimento, envelhecimento e doenças associadas.
A bioimpedância é o exame mais usado para avaliação da composição corporal, medindo vários parâmetros de saúde como: quantidade de massa muscular, quantidade de gordura corporal, hidratação corporal, peso, grau de gordura visceral (intra-abdominal), distribuição de gordura e músculos nos 4 membros e tronco. Assim, além do peso atual, estas balanças também mostram as calorias que o corpo gasta em repouso ao longo do dia (taxa metabólica basal), de acordo com sexo, idade, altura e intensidade da atividade da física, que são dados introduzidos na balança.
Esse exame permite avaliar com precisão a composição corporal por meio das determinações das quantidades de massa magra e massa gorda no organismo. Imagine dois indivíduos com o mesmo peso e estatura - ambos terão o mesmo índice de massa corporal, porém podem apresentar composições corporais totalmente diferentes.
A avaliação da composição corporal através do exame de Bioimpedância é importante para a consulta médica e na conduta nutricional e fundamental no acompanhamento de programas de emagrecimento, no pré e pós-operatório de cirurgia bariátrica, na avaliação do condicionamento físico, na análise do nível de hidratação do paciente, na definição de dieta, na prescrição de exercícios físicos, na prevenção e no tratamento de cardiopatias e demais doenças. Assim, endocrinologistas e nutricionistas podem avaliar os resultados do plano de treino ou da dieta, além de guiar as condutas terapêuticas no decorrer das etapas dos protocolos instituídos.
A realização da bioimpedância antes e após uma cirurgia plástica permite mostrar para o paciente a redução da gordura corporal e a eliminação da retenção hídrica, ao mesmo tempo que orienta a dieta, melhorando o resultado imediato após a cirurgia, assim como em médio e longo prazos.
Pode ser realizado a cada 3 ou 6 meses para se comparar resultados e verificar alguma evolução da composição corporal.
Quais são os resultados revelados ?
A bioimpedância vai revelar resultados relacionados à sua composição corporal, ou seja, peso, IMC, percentual de massa magra e gordura corporal. Os principais dados que você vai obter nesse exame são:
Utilizamos o modelo

O InBody270 utiliza a mais avançada tecnologia de bioimpedância, fornecendo uma informação completa sobre a condição atual e uma orientação sobre a composição corporal ideal, realizando a análise de forma segmentada e fornecendo a composição detalhada de membros e tronco.
Ao final do exame os resultados são transferidos para o computador via interface Bluetooth.
O que você precisa saber
O exame de Bioimpedância é um exame rápido, simples, indolor, livre de radiação, indicado para ambos os sexos, de todas as idades. Como outros exames biológicos, requer alguns cuidados antes de você se submeter ao teste

Para realizar o Exame de Bioimpedância, o paciente tem duas opções: Agendar uma consulta de Endocrinologia Esportiva com o Dr. Ricardo Navarrete, quando será realizado o exame, já incluso no valor da consulta ou agendar somente o Exame.