Bioimpedância: 

Avaliação da composição corporal - muito além do IMC

 

Na hora de emagrecer e conseguir definição muscular, não adianta  focar apenas na perda de peso.

 

Perder peso não se trata só de quantidade, mas também de qualidade, característica que pode ser avaliada a partir do exame de bioimpedância.

A composição corporal envolve a quantificação dos componentes corporais (músculos, ossos, gordura, água, órgãos e sistemas) e suas relações associadas a fatores como nutrição, exercício físico, crescimento, desenvolvimento, envelhecimento e doenças associadas.

 

A bioimpedância é o exame mais usado para avaliação da composição corporal, medindo vários parâmetros de saúde como: quantidade de massa muscular, quantidade de gordura corporal, hidratação corporal, peso, grau de gordura visceral (intra-abdominal), distribuição de gordura e músculos nos 4 membros e tronco. Assim, além do peso atual, estas balanças também mostram as calorias que o corpo gasta em repouso ao longo do dia (taxa metabólica basal), de acordo com sexo, idade, altura e intensidade da atividade da física, que são dados introduzidos na balança.

Esse exame permite avaliar com precisão a composição corporal por meio das determinações das quantidades de massa magra e massa gorda no organismo. Imagine dois indivíduos com o mesmo peso e estatura - ambos terão o mesmo índice de massa corporal, porém podem apresentar composições corporais totalmente diferentes.

 

A avaliação da composição corporal através do exame de Bioimpedância é importante para a consulta médica e na conduta nutricional e fundamental no acompanhamento de programas de emagrecimento, no pré e pós-operatório de cirurgia bariátrica, na avaliação do condicionamento físico, na análise do nível de hidratação do paciente, na definição de dieta, na prescrição de exercícios físicos, na prevenção e no tratamento de cardiopatias e demais doenças. Assim, endocrinologistas e nutricionistas podem avaliar os resultados do plano de treino ou da dieta, além de guiar as condutas terapêuticas no decorrer das etapas dos protocolos instituídos.

​​

A realização da bioimpedância antes e após uma cirurgia plástica permite mostrar para o paciente a redução da gordura corporal e a eliminação da retenção hídrica, ao mesmo tempo que  orienta a dieta, melhorando o resultado imediato após a cirurgia, assim como em médio e longo prazos.

Pode ser realizado a cada 3 ou 6 meses para se comparar resultados e verificar alguma evolução da composição corporal.

Quais são os resultados revelados ?

A bioimpedância vai revelar resultados relacionados à sua composição corporal, ou seja, peso, IMC, percentual de massa magra e gordura corporal. Os principais dados que você vai obter nesse exame são:

Gordura corporal

Peso do corpo que corresponde à gordura

Massa muscular

Esse é o resultado que calcula, isoladamente, o volume de músculos que você tem e por isso é tão importante para praticantes de atividades físicas ou para quem procura melhorar a qualidade de vida.

Água corporal

Quantidade de água que compõe o corpo do paciente. Em relação ao peso corporal total, os indivíduos do sexo masculino, geralmente, apresentam índices de hidratação entre 50% e 60%, enquanto as mulheres possuem entre 45% e 60%. Valores acima destes percentuais podem indicar retenção hídrica, enquanto que índices inferiores sugerem desidratação

Taxa Metabólica Basal (TMB)

É a quantidade de calorias que uma pessoa consome em 24hs em situação basal, isto é, em repouso, sem atividade física nem mental, na termoneutralidade. A taxa metabólica basal é proporcional à massa magra: quanto mais massa magra a pessoa possuir, mais calorias ela gastará em repouso e durante a atividade física

Densidade óssea

Outro resultado importante calculado é a densidade óssea, que ajuda a verificar se esse tecido está saudável e evoluindo bem com alimentação equilibrada e prática de atividades físicas.

Utilizamos o modelo

​​O InBody270 utiliza a mais avançada tecnologia de bioimpedância, fornecendo uma informação completa sobre a condição atual e uma orientação sobre a composição corporal ideal, realizando a análise de forma segmentada e fornecendo a composição detalhada de membros e tronco.

Ao final do exame os resultados são transferidos para o computador via interface Bluetooth.

O que você precisa saber

 O exame de Bioimpedância é um exame rápido, simples, indolor, livre de radiação, indicado para ambos os sexos, de todas as idades. Como outros exames biológicos, requer alguns cuidados antes de você se submeter ao teste

Preparo para o exame

Jejum de, no mínimo, 3 horas (Ingerir normalmente água durante o jejum)

Não ingerir cafeína no dia do exame (Café, chocolate, chás, energéticos, guaraná e refrigerantes a base de cola) e evite o consumo excessivo desses alimentos nos dois dias que antecedem o exame.

As refeições do dia do exame devem ser leves

Evite exercícios físicos no dia do exame ou, se fizer, que eles também sejam leves

Não utilize cremes e loções nas mãos e nos pés no dia do exame

Bexiga vazia na hora do exame: urine pelo menos 30 minutos antes da realização do exame

Evite consumir bebidas alcoólicas na véspera do exame

Na noite anterior ao exame não realize atividade física intensa e não tome sauna.

Não realize o exame se estiver febril ou durante o período menstrual (mulheres)

Tome dois copos de água (500ml) duas horas antes do teste (mantenha essa rotina para os próximos testes)

 

Na hora do exame

 Objetos metálicos devem ser removidos (anéis, cordões, pulseiras, relógios metálicos, etc.).

 

Quem não deve fazer o exame

Pessoas com marca-passo, ou outro aparelho eletrônico interno ao corpo que dê suporte a vida

Mulheres grávidas ou com suspeita de gravidez

Pessoas com placas metálicas em ambos braço direito e perna esquerda, ou vice-versa (braço esquerdo e perna direita), pois pode resultar em uma leitura errada de bioimpedância, subestimando a gordura e superestimando a massa magra.

 

Para realizar o Exame de Bioimpedância, o paciente tem duas opções: Agendar uma consulta de Endocrinologia Esportiva com o Dr. Ricardo Navarrete, quando será realizado o exame, já incluso no valor da consulta ou agendar somente o Exame.

Este site é uma ferramenta meramente informativa e educacional, devendo jamais ser utilizado para autodiagnóstico e autotratamento, conforme as normas do CODAME - Comissão de Divulgação de Assuntos Médicos - do CREMESP.

© Copyright 2016 por Dr Ricardo Navarrete

Todos os direitos reservados

Dr. RICARDO NAVARRETE - CRM 131.700 

 

Endocrinologia, Diabetes, Performance, Saúde e Bem Estar 
E-mail: dr.ricardonavarrete@gmail.comr
Consultório:  Clínica G2 Health Medicina Integrada

Rua Teixeira da Silva, 34. Cj 13 - Paraíso CEP 04002-030 São Paulo – SP
           Telefone: 11.3294.5592    Whatsapp:         11.97282.9922