Consulta Nutricional

O check-up cardiológico é realizado através do exame clínico, anamnese, exame físico e de alguns exames complementares. Conduzido pelo Cardiologista, tem o propósito de prevenir doenças cardíacas e/ou de acompanhar a sua evolução.

          Com o check-up, o médico pode orientar a prevenção e a indicação da melhor conduta para cada paciente.

          Durante o exame clínico, o  Cardiologista irá investigar sobre a saúde, hábitos de vida, os citados fatores de risco, doenças prévias e hereditárias do paciente, e também presença de sinais físicos, que sugiram alterações cardiovasculares. Identifica possíveis problemas cardíacos ou fatores de risco importantes e direciona sua investigação.

          Dessa forma, a realização de alguns exames faz parte do check-up cardiológico, complementando o diagnóstico clínico.

A consulta nutricional consiste em uma completa avaliação incluindo o rastreamento metabólico, seguida pela elaboração do plano alimentar individualizado e funcional.

Como é a consulta nutricional?

O check-up cardiológico é realizado através do exame clínico, anamnese, exame físico e de alguns exames complementares. Conduzido pelo Cardiologista, tem o propósito de prevenir doenças cardíacas e/ou de acompanhar a sua evolução. Com o check-up, o médico pode orientar a prevenção e a indicação da melhor conduta para cada paciente.

Durante o exame clínico, o  Cardiologista irá investigar sobre a saúde, hábitos de vida, os citados fatores de risco, doenças prévias e hereditárias do paciente, e também presença de sinais físicos, que sugiram alterações cardiovasculares. Identifica possíveis problemas cardíacos ou fatores de risco importantes e direciona sua investigação. Dessa forma, a realização de alguns exames faz parte do check-up cardiológico, complementando o diagnóstico clínico.

          As doenças cardíacas têm mais chances de cura quando são detectadas precocemente. Por isso, a realização de alguns exames é fundamental.  Assim, costumam fazer parte do check-up cardiológico os seguintes exames:

Etapas do Atendimento

Além dos tradicionais dados pessoais (nome, data de nascimento e sexo), é interessante constar no cadastro do paciente os dados socioeconômicos, como escolaridade e perfis em mídias sociais. A maneira como seu paciente busca e entende informações relacionadas à saúde e alimentação podem fazer toda a diferença na hora de comunicar-se de maneira eficiente com ele. E isso poderá influenciar diretamente na adesão do plano alimentar, na visão que ele terá do acompanhamento nutricional e nos resultados alcançados.

Avaliação Clínica

Avaliação clínica: consiste na aplicação de um questionário para que sejam avaliados o histórico de doenças do cliente e de sua família, bem como o uso de medicamentos e seus exames laboratoriais. Esta avaliação é completada com análise física para que possamos detectar a presença de edemas, manchas na pele, danos nos cabelos e outros;

Nesta etapa são coletadas informações clínicas:

História atual: queixas atuais, motivo da consulta, micção, funcionamento intestinal, horas de sono, estresse, uso de medicamentos…

Sinais: aquilo que podemos ver. Ex.: pigmentação do cabelo, resistência das unhas, estado da pele, aparências das mucosas, etc.

Sintomas: o que o paciente sente. Ex.: cansaço, indisposição, transtornos gástricos, entre outros.

História pregressa: queixas estéticas e problemas de saúde que o paciente já teve, bem como cirurgias e exames realizados.

História familiar: investigação de problemas de saúde existentes na família, como obesidade/sobrepeso, hipertensão arterial, transtornos renais…

Os sinais e sintomas clínicos, associados às avaliações descritas a seguir, são excelentes indicadores de ingestões excessivas ou deficientes de nutrientes e energia.

Avaliação Alimentar e Comportamental

Avaliação alimentar: aplicação de inquéritos (anamnese alimentar) para que possamos conhecer os hábitos do cliente, seus horários, locais de alimentação, assim como suas restrições e preferências alimentares;

Nesta etapa, bem como nas demais, é importante não induzir o paciente a responder de acordo com o que ele acharia legal. Ele deve explicar os fatos, e o nutricionista deve substituir afirmações por questionamentos, sem julgar o cliente. Troque: “Você consome carne diariamente, não é?” por “Você costuma comer carne?” Se a resposta for afirmativa, prossiga: “Com que frequência?” E se preciso, dê exemplos bem amplos, do tipo: “Uma vez por semana, a cada três dias?”

Nesta etapa também são investigadas alergias e intolerâncias alimentares, preferências e aversões, horários das refeições, tipo e frequência de ingestão de alimentos e tentativas anteriores de mudar a alimentação.

Avaliação Comportamental: Muito em alta, esta etapa investiga a relação do paciente com a comida e outros hábitos não alimentares, como ingestão de bebidas, prática de exercícios físicos, atividades físicas rotineiras e tabagismo.

Avaliação Antropométrica

por meio da verificação do peso e da estatura, calcularemos o índice de massa corporal do indivíduo. Esta avaliação é complementada com a medição das principais circunferências corporais (circunferências do braço, do quadril, da cintura e do abdômen) e com a verificação do percentual de gordura corporal;

Refere-se à tomada de medidas do corpo do avaliado: peso, estatura, perímetros, dobras cutâneas e diâmetros ósseos. Esta avaliação reflete o estado proteico e energético do paciente e revela dados importantes sobre quantidade e distribuição da gordura corporal. Essa análise permite relacionar os resultados a outros fatores de riscos para a saúde, levantados nas outras etapas da consulta, descritas acima. 

Avaliação do Gasto Energético

o objetivo desta etapa é conhecer a rotina do cliente, dados de suas atividades diárias e informações sobre a prática de exercícios. A partir desta averiguação calcularemos o metabolismo basal e o gasto energético diário do nosso cliente;

Avaliação Bioquímica

São dados extraídos de exames de fezes, sangue e urina. O nutricionista pode e deve pedir exames relacionados à ingestão alimentar e ao estado físico e nutricional do paciente. Para conhecer os exames que devem ser solicitados, clique aqui. Caso você trabalhe com crianças, veja os principais exames solicitados para este público, clicando aqui. 

Estabelecimento de Metas e Objetivos

O paciente recebe o resultado da sua avaliação, conhece sua faixa de peso ideal e sua composição corporal e combina com o nutricionista, responsável pelo seu atendimento, suas principais metas e objetivos do trabalho nutricional. 

O nutricionista elaborará o plano alimentar do cliente de acordo com seus ojetivos, idade, gostos, preferências, condição fisiológica e econômica. Todos os planos são individualizados, variados e flexíveis. Assim, o cliente terá uma alimentação saudável, sem precisar abrir mão de seus alimentos preferidos. O plano alimentar personalizado conta ainda com a parte de orientações nutricionais e entregue em até 3(três) dias úteis após a primeira consulta.

Todas as consultas incluem orientação alimentar personalizada, organização de horários, assessoria para o uso de suplementos, nutracêuticos, fitoterápicos. Inclui ainda a montagem de orientações nutricionais abordando alimentos permitidos, produtos que devem ter o consumo aumentando, noções de hidratação.

 

 

A consulta nutricional consiste em uma completa avaliação incluindo o rastreamento metabólico, seguida pela elaboração do plano alimentar individualizado e funcional.

Reeducação Alimentar

nutricionista discute com o cliente os principais aspectos da sua alimentação. A Reeducação Alimentar iniciada e continuará durante todo o acompanhamento. Ela consiste em três etapas: abandonar gradualmente os hábitos alimentares indesejáveis, manter as condutas saudáveis e incorporar, aos poucos, novos comportamentos alimentares;

Este site é uma ferramenta meramente informativa e educacional, devendo jamais ser utilizado para autodiagnóstico e autotratamento, conforme as normas do CODAME - Comissão de Divulgação de Assuntos Médicos - do CREMESP.

© Copyright 2016 por Dr Ricardo Navarrete

Todos os direitos reservados

Dr. RICARDO NAVARRETE - CRM 131.700 

 

Endocrinologia, Diabetes, Performance, Saúde e Bem Estar 
E-mail: dr.ricardonavarrete@gmail.comr
Consultório:  Clínica G2 Health Medicina Integrada

Rua Teixeira da Silva, 34. Cj 13 - Paraíso CEP 04002-030 São Paulo – SP
           Telefone: 11.3294.5592    Whatsapp:         11.97282.9922