Check-up Cardiológico

 

O que é o check-up cardiológico?

A causa dos transtornos alimentares está associada principalmente aos aspectos sócio-culturais pelo ideal de magreza, ligados aos fatores biológicos, psicológicos e familiares. Pessoas com depressão e ansiedade estão mais propensas a ter um distúrbio alimentar.

Quando se trata de prevenir doenças do coração, nossa atenção se volta aos fatores de risco: lipídeos (colesterol, triglicerídeos), obesidadetabagismosedentarismo, stress. Doenças como hipertensão diabetes e os antecedentes familiares de doenças cardíacas são também importantes fatores predisponentes ao comprometimento cardíaco. Além disso, doenças endócrinas, renais e infecciosas podem apresentar maior risco para o coração.

 

O check-up cardiológico é um serviço personalizado, que leva em conta o histórico pessoal, hábitos de vida e antecedentes familiares, garantindo assim o diagnóstico preciso e gerando orientações adequadas para a melhoria da qualidade de vida. Através da  história clínica, exame físico e alguns exames complementares, tem o propósito de prevenir ou identificar possíveis patologias por meio de um mapeamento completo da saúde do paciente. 

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), 80% das causas de doenças que afetam o coração são fatores que podem ser modificados, ou seja, que podem ser prevenidos com uma simples mudança nos hábitos de vida. O check-up cardiológico auxilia no controle desses fatores e vai além. Identifica precocemente possíveis alterações que podem comprometer o coração, mesmo antes dos sintomas.

Como é o check-up cardiológico?

Como em muitos outros casos, as doenças cardíacas têm mais chances de cura quando são detectadas precocemente. Por isso, a realização de alguns exames é fundamental.

Assim, costumam fazer parte do check-up cardiológico os seguintes exames:

o  Cardiologista irá investigar sobre a saúde, hábitos de vida, os citados fatores de risco, doenças prévias e hereditárias do paciente, e também presença de sinais físicos, que sugiram alterações cardiovasculares. Identifica possíveis problemas cardíacos ou fatores de risco importantes e direciona sua investigação. Dessa forma, a realização de alguns exames faz parte do check-up cardiológico, complementando o diagnóstico clínico.

A definição da lista dos exames que serão solicitados deverá basear-se no exame clínico de cada paciente (história e exame físico). O exame de eletrocardiograma costuma ser realizado de forma rotineira em uma primeira avaliação cardiológica.Determinados exames de sangue, como a glicemia e o colesterol e suas frações, também costumam ser solicitados.          

Outros exames complementares, como dosagem de níveis de colesterol, triglicérides e glicemia também estão correlacionados e outros também podem ser solicitados de acordo com os dados clínicos verificados.​ Isso varia de acordo com cada paciente e com a investigação conduzida pelo Cardiologista. 

Outros exames complementares também podem ser solicitados. Isso varia de acordo com cada paciente e com a investigação conduzida pelo Cardiologista.

Eletrocardiograma (ECG)

É um exame que verifica a existência de problemas com a atividade elétrica do coração.  É possível ver o ritmo, frequência dos batimentos e o trajeto que o impulso elétrico faz dentro do coração. Pode fornecer também algumas pistas sobre o formato do coração. É um exame inicial que aponta possíveis suspeitas, que devem ser confirmadas com outros exames.

Ecocardiograma transtorácico

É um exame que é possível desenhar a anatomia do coração na tela do computador e, através de algumas manobras (deitar de lado, respirar fundo, etc), pode-se medir também a velocidade do sangue, e como ele se movimenta através das válvulas. Outra utilidade é ver como o coração contrai e relaxa. Em resumo, é uma avaliação da anatomia do coração.

Teste Ergométrico (Teste de Esforço)

Avalia o funcionamento cardiovascular do paciente quando submetido ao esforço físico, sendo verificados a pressão arterial e o ECG durante todo o exame. É um dos mais antigos e sensíveis métodos para investigar arritmias induzidas pelo esforço e doença de coronárias, com baixo risco e grande aplicação prática.

Pode evidenciar alterações que motivem a continuação da investigação complementar ou até mesmo detectar isquemia miocárdica assintomática. Também é muito importante para a programação da atividade física a ser instituída.

Cintilografia do Miocárdio

É um exame onde o paciente recebe material especialmente tratado para aderir ao músculo do coração (miocárdio). Esse material é injetado em repouso e durante esforço físico, chegando ao coração através das coronárias. Assim, o material "pinta" as áreas com fluxo sanguíneo normal e deixa "sem pintar" áreas onde o fluxo seja insuficiente. Assim, podemos ver onde o miocárdio está em sofrimento (isquemia) quando a pessoa faz esforço físico ou se acontece também em repouso. 

Holter 24 horas 

É um eletrocardiograma que dura 24 horas, de forma a procurar arritmias. Nesse período, deve-se manter a rotina do dia a dia, fazer as atividades que geralmente faz e se possível, reproduzir as ocasiões que provocam os sintomas. Anote minuciosamente no diário tudo que fizer durante o dia.

MAPA

É um exame muito semelhante ao Holter, mas em vez de eletrocardiograma, ele mede a pressão arterial por 24 horas. Assim, analisa como a pressão arterial varia ao longo do dia. Também é importante manter a rotina o mais próximo do normal (trabalho e lazer).

Quando fazer um check-up cardiológico?

A causa dos transtornos alimentares está associada principalmente aos aspectos sócio-culturais pelo ideal de magreza, ligados aos fatores biológicos, psicológicos e familiares.

​Para as pessoas com os fatores de risco acima, a recomendação é fazer o check-up cardiológico a partir do início da “vida adulta” – aos 30 anos de idade, aproximadamente. Se não houver esses fatores, indica-se geralmente que homens incluam o check-up cardiológico na rotina médica a partir dos 35 anos e as mulheres, a partir dos 40 anos.

 

Algumas doenças do coração são assintomáticas e só  se manifestam quando em fase crítica. Por isso, prevenir é sempre importante.

O check-up cardiológico é indicado também para quem deseja iniciar a prática de atividade física. Por isso, independentemente da idade, é preciso receber orientação correta quanto à realização do exercício físico de forma segura para a saúde. Capacidade aeróbica e faixa aeróbica de treinamento são algumas das avaliações para indicar qual a intensidade adequada e benéfica para o paciente.

Avaliação para Atividade Física

A causa dos transtornos alimentares está associada principalmente aos aspectos sócio-culturais pelo ideal de magreza, ligados aos fatores biológicos, psicológicos e familiares. Pessoas com depressão e ansiedade estão mais propensas a ter um distúrbio alimentar.

A prática de exercícios físicos é recomendada como forma de proporcionar o bem-estar geral, além de prevenir ou melhorar várias doenças. Antes de se dar início a qualquer atividade física, tanto os indivíduos sedentários, ou seja, aqueles que não praticam nenhuma atividade, quanto os indivíduos ativos devem se submeter a uma avaliação médica com a finalidade de se avaliar o seu estado de saúde e se existe alguma contraindicação para a prática da atividade.  Podem também ser determinados os tipos de exercícios e em que intensidade estes podem ser realizados.

 

Além de ser realizada antes do início da prática esportiva, a avaliação médica deve ser também feita periodicamente, de acordo com a orientação médica inicial.

A avaliação consiste de uma consulta com um Cardiologista, em que são obtidas informações sobre doenças pré-existentes, especialmente as cardiovasculares, se já houve algum evento relacionado a esforços físicos, como tonturas, desmaios, palpitações ou dores no peito. Também é verificado o histórico familiar, para saber se existem casos de doenças hereditárias ou de morte súbita na família.

Após a entrevista, o Cardiologista realiza o exame físico e exames complementares, como eletrocardiograma, teste ergométrico, ecocardiograma, Holter de 24 horas e outros, na dependência do que for encontrado na história e exame físico

Diferenciais Check-up Cardiológico
G2 Health

A causa dos transtornos alimentares está associada principalmente aos aspectos sócio-culturais pelo ideal de magreza, ligados aos fatores biológicos, psicológicos e familiares.

Realize seu check-up cardiológico conforme a orientação do seu Cardiologista. Muitas vezes a doença cardiovascular existe bem antes dos sintomas. Seu coração agradece!

O paciente passa por consulta clínica com um cardiologista e é avaliado por uma equipe multidisciplinar, composta de nutricionista, fisiatra, urologista ou ginecologista, oftalmologista, dermatologista, além de exames de imagem e análises laboratoriais.

A proposta do HCor é realizar um check-up individualizado, moderno e eficaz por meio da aplicação dos exames necessários para uma avaliação clínica geral. O programa é realizado pela manhã, com duração média de 6 horas.

Todos os pacientes são acompanhados desde a chegada até o término do check-up por uma pessoa destacada para conduzi-los e auxiliá-los no que for necessário.

  • Profissional para acompanhamento durante toda rotina de check-up;

  • Exames realizados no HCor Diagnóstico, um dos mais avançados centros de diagnósticos da América Latina;

  • Encaminhamento e recebimento da anamnese pela internet;

  • Gravação de exames diagnósticos em mídia digital;

  • Avaliação individualizada com equipe multidisciplinar;

  • Consulta de retorno para discussão dos resultados e orientações.

Empresa: contrate o Check-Up G2 Health para seus colaboradores!    

Fones: (11)

Este site é uma ferramenta meramente informativa e educacional, devendo jamais ser utilizado para autodiagnóstico e autotratamento, conforme as normas do CODAME - Comissão de Divulgação de Assuntos Médicos - do CREMESP.

© Copyright 2016 por Dr Ricardo Navarrete

Todos os direitos reservados

Dr. RICARDO NAVARRETE - CRM 131.700 

 

Endocrinologia, Diabetes, Performance, Saúde e Bem Estar 
E-mail: dr.ricardonavarrete@gmail.comr
Consultório:  Clínica G2 Health Medicina Integrada

Rua Teixeira da Silva, 34. Cj 13 - Paraíso CEP 04002-030 São Paulo – SP
           Telefone: 11.3294.5592    Whatsapp:         11.97282.9922