Distúrbios Alimentares: 

O que são e porque precisamos falar sobre isso

 

               Os transtornos alimentares são caracterizados por perturbações no comportamento alimentar que causam danos à saúde, como a redução extrema ou consumo em excesso de alimentos, levando emagrecimento assombroso ou à obesidade, além de consequências graves, como problemas nos rins, no coração e até morte.  

Para que um comportamento alimentar incomum seja considerado um transtorno, ele precisa continuar estar presente na rotina do indivíduo por um certo período e causar prejuízo significativo à saúde física da pessoa e sua capacidade de desempenhar funções na escola ou no trabalho, ou ainda afetar negativamente as interações da pessoa com outros.

 

                 Os distúrbios alimentares são comuns na adolescência e no começo da adulta. Embora sejam mais frequentes nas pessoas do sexo feminino, adolescentes e mulheres jovens até os 25 anos, estudos mostraram um aumento de 67% em homens entre 26 e 40 anos. Grande parte destes distúrbios alimentares está ligada às redes sociais e a uma série de consequências psicológicas, como ansiedade, depressão e pressões sociais para o chamado ‘corpo perfeito’. Os padrões apresentados constantemente na televisão e revistas tendem a serem reproduzidos na vida real, gerando em muitos uma busca para ter os mesmos padrões estéticos. Assim, muitos apresentam uma intensa ansiedade e preocupação com o peso e o medo excessivo de engordar, uma percepção distorcida da forma corporal. A avaliação de si mesmo resume-se no peso e na forma física. 

                   Por serem quadros de extrema complexidade, os transtornos alimentares requerem um tratamento realizado por equipe multiprofissional, com psicólogo, nutricionista, médico endocrinologista e médico psiquiatra.  O tratamento busca  restaurar o comportamento alimentar adequado, e restabelecer o peso considerado normal para a idade, restabelecendo um equilíbrio saudável do organismo. O psiquiatria poderá medicar o paciente de acordo com patologia original e as comorbidades mentais, a fim de resgatar o equilíbrio do humor, enquanto o processo psicoterápico auxilia na recuperação da autoestima e trata as relações do indivíduo, quer seja com sua família, com a sociedade e, principalmente, consigo mesmo, oferecendo um caminho de descoberta das causas dos sintomas, possibilitando o lançamento de estratégias e habilidades para melhor lidar com os desequilíbrios emocionais.  

 

Fatores de risco

A causa dos transtornos alimentares está associada principalmente aos aspectos sócio-culturais pelo ideal de magreza, ligados aos fatores biológicos, psicológicos e familiares. Pessoas com depressão e ansiedade estão mais propensas a ter um distúrbio alimentar. 

Os principais fatores de risco para o desenvolvimento de um transtorno alimentar estão listados abaixo: 

 

 

Dr. Ricardo Navarrete 

CRM 131.700​ / SP

RQE 48.068

Médico graduado pela Fundação Universidade Federal do Rio Grande, RS  

Residência em Clínica Médica pela Santa Casa de Rio Grande, RS 

Pós-Graduação em Endocrinologia e Metabologia pela Beneficência Portuguesa de São Paulo. 

Especialista em Endocrinologia & Metabologia pela Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia (SBEM). 

​​Membro da Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia (SBEM) 

​Membro da Associação Europeia para o Estudo do Diabetes (EASD)  

Pós-Graduação em Medicina do Esporte pela Universidade do Porto, Portugal​

Body Metrix 

Melhor método de avaliação da composição corporal, extremamente preciso e confiável.

Nutricionista

Programa de Emagrecimento

Nutrição Clínica e Esportiva

Reeducação Alimentar

Nutrição Estética

PARAÍSO

Rua Teixeira da Silva, 54 Cj. 13  

Paraíso - CEP 04002-030

São Paulo, SP 

11.95863.4259

11.3294-5592 
11.97282-9922

atendimento@g2health.com.br

 

Horário de funcionamento: 

Seg a Sex (07 as 22h)

Sab (07 as 18H)

Dom (7 as 12h)

 

Este site é uma ferramenta meramente informativa e educacional, devendo jamais ser utilizado para autodiagnóstico e autotratamento, conforme as normas do CODAME - Comissão de Divulgação de Assuntos Médicos - do CREMESP.

© Copyright 2016 por Dr Ricardo Navarrete

Todos os direitos reservados

Dr. RICARDO NAVARRETE - CRM 131.700 

 

Endocrinologia, Diabetes, Performance, Saúde e Bem Estar 
E-mail: dr.ricardonavarrete@gmail.comr
Consultório:  Clínica G2 Health Medicina Integrada

Rua Teixeira da Silva, 34. Cj 13 - Paraíso CEP 04002-030 São Paulo – SP
           Telefone: 11.3294.5592    Whatsapp:         11.97282.9922